O momento é de construção de um projeto. É com esta mensagem que o ex-prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori, ressaltou, no Congresso do PMDB deste sábado, 31, a necessidade de o PMDB estabelecer uma ampla discussão sobre os grandes desafios que o Estado tem pela frente antes de definir um nome para concorrer ao Palácio Piratini.
“É hora de construir um Pacto pelo Rio Grande, em sintonia com todos os segmentos da sociedade”, afirmou Sartori, observando que todos os demais governos do partido foram conquistados com esta trajetória. “Precisamos percorrer todos os municípios e regiões. Este é o caminho que precisamos construir com humildade, a partir da mensagem que as ruas sinalizam”, acrescentou o ex-prefeito.
Além de estabelecer um debate com setores da sociedade, na visão de Sartori o PMDB tem outros dois desafios imediatos antes da definir o nome do candidato: ampliar ao máximo o número de candidatos às eleições proporcionais e estabelecer um leque de alianças com outros partidos. “É uma nova caminhada para qual precisamos de sustentação política para as transformações sociais, financeiras e funcionais que o estado precisa”, exaltou ele.
Sartori recordou que esta preocupação estava presente nas eleições vitoriosas de Pedro Simon, Antônio Britto e Germano Rigotto. “Em todos os momentos, a sociedade queria mudanças no RS, mas além dos méritos pessoas de cada candidato, a construção do partido e de um projeto de governo veio na frente”, ponderou.