Carla Garcia
Fábio Branco destacou a relevância do papel dos parlamentares
Protagonista entre os partidos do Rio Grande do Sul – com 1.154 parlamentares municipais –, o MDB elegeu por aclamação nesta quarta-feira, 25 de outubro, a nova executiva e o conselho fiscal da Associação de Vereadores para a gestão 2023-2025. José Ricardo Adamy, de Ijuí – representante da chapa única intitulada
"Novas práticas para um novo tempo”, foi indicado para presidir o órgão. A escolha ocorreu durante reunião híbrida, que contou com participação de emedebistas de todas as regiões do estado. Ele substitui Igor Tambara, de Jaguari.
No comando da associação, Adamy e seus colegas de executiva se comprometeram em prospectar ações que garantam voz aos vereadores dentro das esferas partidárias, realização de encontros de qualificação e valorização, bem como a busca de parcerias com entidades e dos Poderes para incentivar práticas e projetos inovadores e em consonância com as atuais pautas da sociedade gaúcha e brasileira. O novo presidente também defendeu união de forças em prol de objetivos comuns. “Selamos hoje um pacto de união para enfrentar os novos desafios. Estaremos juntos para construir”, afirmou Adamy.
Após o resultado do pleito, o presidente do MDB-RS, prefeito Fábio Branco, reforçou o compromisso do MDB com a sociedade a partir da atuação dos parlamentares municipais.
“O vereador é o agente político que está na linha de frente. É aquele em contato permanente com a comunidade. É ele quem recebe as demandas e contribui para fazer essas necessidades se traduzirem em serviços”, pontou Branco. Ele destacou ainda que a meta do MDB do Rio Grande do Sul é manter o protagonismo nas próximas eleições e realizar mandatos com qualidade e excelência.
PerfilJosé Ricardo Adamy da Rosa, 48 anos, natural de Ijuí, é vereador pelo quarto mandato na Câmara Municipal de sua cidade. Formado em Gestão Pública pela Unopar, é filiado ao MDB há 24 anos. Na esfera partidária foi presidente da Juventude de Ijuí de 2003 a 2008 e Coordenador Regional do Planalto Médio entre os anos de 2008 e 2014. Ainda foi presidente do MDB de Ijuí por três mandatos. É casado com Andreia da Silva da Rosa e pai de duas meninas, Bruna e Nicoly.
NOVA EXECUTIVAPresidente: José Ricardo Adamy da Rosa (Ijuí)
1° Vice-presidente: Everton Kremer (Feliz)
2 ° Vice-presidente: Maria de Lourdes Sprenger (Porto Alegre)
Secretário-geral: Gilson Gonzati (Iraí)
1° Secretário: Dioni Junior Ribeiro (Campos Borges)
2° Secretário: Rudinei Rodrigues (Santa Maria)
1° Tesoureiro: Clairton Neves Sessin (Tramandaí)
2° Tesoureiro: Edivaldo da Silva Santos (Soledade)
1° Vogal: João Francisco Coimbra Parenti (Erechim)
2° Vogal: Alan Vieira (Gravataí)
3° Vogal: Morgana Zarpelon (Boa Vista do Sul)
1° Suplente: Elisangela Visintainer Santos (Três Cachoeiras)
2° Suplente: Vinícios Rocha de Araújo (Camaquã)
3° Suplente: Jimmy Carter Porto Gonçalves (Piratini)
CONSELHO FISCAL1° Conselheiro: Luisa Silva Barth (Tenente Portela)
2° Conselheiro: Mateus Xavier Amaral (Cruz Alta)
3° Conselheiro: João Baptista Leivas Neto (Alegrete)
1° Suplente: Fabricio Domingues de Moraes (Candiota)
2° Suplente: Arthur Rumpel Joanella (Cacequi)
PresençasA reunião de eleição da nova composição da associação foi comandada por Fifo Parenti, vereador de Erechim e presidente da Juventude do MDB-RS, e contou com a presença do presidente do MDB-RS, prefeito Fábio Branco, dos deputados estaduais Luciano Silveira e Rafael Braga, e do presidente da FUG-RS, Guto Scherer.