Rio Grande do Sul
     
Rio Grande do Sul
     
NOTÍCIAS
Mulheres
MDB gaúcho fortalece candidaturas femininas
11/07/2024
(Atualizado em 16/07/2024 | 09:58:11)
Anselmo Cunha
O encontro "Juntas para Reconstruir" ocorreu em Restinga Sêca
Com o capital político de ser o partido que mais elegeu prefeitas e vices e se manteve com expressivo número de vereadoras em 2020 – nove, 12 e 232, respectivamente –, o MDB dá a largada para o fortalecimento das candidaturas femininas às eleições de 2024 e afinar o discurso de atuação durante o encontro Juntas para Reconstruir.

Reunidas em Restinga Sêca, na região central, mais de 300 mulheres emedebistas participaram nesta quinta e sexta-feira, dias 11 e 12 de julho, de uma série de atividades de qualificação para a campanha, entre as quais, palestras sobre direito eleitoral, comunicação e posicionamento político. Ainda integraram a pauta o debate sobre estratégias para reconstruir o RS no pós-enchentes.

Elas na disputa

Com a prospecção de lançar mais de 600 nomes de mulheres para a disputa, já são pelo menos 26 potenciais candidaturas para o cargo de prefeita, 20 para vice e 570 para vereadora. Mas a expectativa é confirmar uma participação ainda maior com a oficialização das convenções municipais.

O MDB Mulher – que conta com cadastro devidamente organizado de suas pré-candidatas –, está em plena mobilização. Orientações, atividades e debates estão sendo fortalecidos diariamente.

A presidente do núcleo Cris Lohmann destaca que, além da parte “cartorial” da oficialização destes nomes, se atua para estabelecer uma plataforma de defesa. “Esse encontro firma uma parceria de princípios. Através da discussão sobre assuntos que permeiam a nossa luta, temos como propósito lançar um documento com as diretrizes para as nossas candidatas”, garante Cris.

Sobre a participação feminina na política, Cris avalia que o processo é lento, mas considera um avanço gradativo, especialmente nos últimos anos. Usando como referência a disputa eleitoral de 2022, ela frisa que o aumento de vagas ocupados por mulheres na Câmara de Deputados e na Assembleia Legislativa foi de três porcento.

Hoje 20% das cadeiras do Parlamento gaúcho são de representantes femininas e 18% na Câmara.

Evolução da disputa municipal

Praticamente desde a sua fundação, o MDB do Rio Grande do Sul abraçou e integrou a causa das mulheres na sua luta. Criou oficialmente o núcleo feminino em 12 de agosto de 1969. De lá para cá elegeu prefeitas, vices, vereadoras e deputadas estaduais. Segue, desde então, travando a batalha por mais espaço político. O resultado dessa trajetória é o aumento progressivo da participação das mulheres nas eleições.

Esse crescimento é especialmente visível no Legislativo Municipal. Num comparativo entre as três últimas eleições, a curva segue em ascensão, alcançando aumento de 41,46% de vereadoras emedebistas em atuação no estado. Partiu de 164 mulheres em 2012, passando por 193 em 2016 e, em 2020, registrou 232. Hoje, em 29 municípios, as bancadas do MDB são exclusivamente femininas, entre os quais, Veranópolis, com três vereadoras.

Comparando a performance para o Executivo Municipal nas últimas três eleições, o MDB se manteve com boa média, com oscilações, mas nunca reduzindo a sua dimensão. Em 2012 foram 11 prefeitas e 13 vices, em 2016 um total de oito prefeitas e 10 vices e, em 2020, nove prefeitas e 12 vices.



Espaço para troca de experiências e conhecimento

O encontro Juntas para Reconstruir foi marcado pela qualificação e pela troca de experiências e conhecimento. A advogada Ana Visnieviski palestrou sobre a participação feminina nos espaços de decisão. Os advogados Milton Cava e Mariana Steinmetz passaram orientações sobre direito eleitoral. A jornalista Soraia Hanna tratou a reputação e a comunicação política na jornada eleitoral. A temática rede social não ganha eleição, mas faz perder foi a abordagem do publicitário Rafa Bandeira. As mediadoras dos painéis foram a vereadora Mara Guzzo (Veranópolis), a prefeita Ana Paula Del´Olmo (Cacequi), a vice-presidente do MDB Mulher-RS, Janis Loureiro, e a integrante da executiva estadual do núcleo, Flávia Rodrigues.


Lágrimas, mas força para recomeçar

Um dos momentos mais emocionantes ficou por conta do painel “Desastres climáticos e o enfrentamento da crise”. Foram debatedoras a primeira-dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino, que participou virtualmente, a deputada estadual Patrícia Alba, a prefeita de Novo Hamburgo Fátima Daudt, e as vereadoras de Cruzeiro do Sul Daiani Maria e Marni Ledur. O painel teve a mediação da presidente Cris Lohmann.

Sob lágrimas que consternaram também a plateia, mas com muita garra e força de vontade, as debatedoras deixaram a sua mensagem de aposta em tempos melhores e falaram sobre as atitudes que tomaram no auge da crise para mitigar os efeitos do desastre. A vereadora Daiani resumiu o sentimento de todas: “Só se vence com construção coletiva. Preparem seus planos de contingência, estruturem suas defesas civis, façam uma comunicação eficiente, digitalizem documentos para que as histórias possam continuar sendo contadas”. E arrematou: “Quando a gente falha, a gente perde gente. Só unidos poderemos superar”.



Respeito, amor e solidariedade ao próximo

O encontro prospectado pelo MDB Mulher do Rio Grande do Sul, sob o comando de Cris Lohmann, contou com a força de lideranças de expressivas do partido, entre os quais o vice-governador Gabriel Souza.

Sobre as próximas eleições, Gabriel comentou: “Quando me perguntam como será fazer campanha depois desta tragédia que atingiu o nosso estado, respondo que será como sempre foi a prática de o MDB fazer e praticar a política: com respeito, amor e solidariedade ao próximo.”

O vice-governador afirmou ainda que o Rio Grande do Sul precisa da experiência das emedebistas que estão na linha de frente. “Reforço a importância destas pré-candidaturas, e não apenas pela exigência da Lei, mas porque precisamos das mulheres do MDB para vencer os próximos desafios”, declarou Gabriel.

No evento, o vice-governador abonou a ficha de filiação da presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, Lauren de Vargas Momback.



Bandeiras e propostas para futuras candidatas

A programação do evento ainda contou com um amplo debate com temáticas sobre diversidade e combate à violência de gênero; empreendedorismo, capacitação e mercado de trabalho; causa animal e desenvolvimento social, saúde e educação. As reuniões dos grupos ocorreram paralelamente e as sínteses foram explanadas pelos cinco coordenadores ao final da dinâmica. A próxima etapa, que ocorrerá em breve, será o aprofundamento das propostas para a edição de uma cartilha com diretrizes para as futuras candidatas.



O incentivo dos líderes

No ato de encerramento do encontro a deputada estadual Patrícia Alba fez referência ao crescimento gradativo da mulher no ambiente político. Advogada, ela considerou positiva a determinação da lei que estimula a participação feminina. Entretanto, afirmou que o crescimento vai além da exigência legal. “Cada vez mais estamos nos sentindo parte deste universo. A maioria quer concorrer porque realmente quer ser prefeita, vice, vereadora ou deputada. E isso muda tudo, muda a realidade”, pontuou a parlamentar.

Vice-presidente do MDB-RS, o ex-senador José Fogaça também levou a sua mensagem de estímulo às pré-candidatas. “Vejo aqui rostos cheios de esperança, cheios de confiança e vejo nestas pré-candidaturas muito da consolidação dos ideais do nosso partido. Vamos à luta”, incentivou Fogaça.

Responsável pelo encerramento das atividades em Restinga Sêca, o presidente do MDB-RS, deputado Vilmar Zanchin, discursou sobre coragem. Diante de prefeitas, vices, vereadoras e primeiras-damas, ele falou sobre o papel que cada uma desempenha frente aos desafios de suas comunidades. “É preciso coragem para ser a voz nas câmaras. Coragem de estar ao lado do homem para administrar o município. Coragem para colocar a caneta a funcionar para tomar as decisões. Que não lhes faltem coragem, e isso vocês têm”, disse Zanchin. O presidente ainda destacou que o MDB foi o partido que mais elegeu mulheres nas eleições de 2020: nove prefeitas, 12 vice e 232 vereadoras.

As atividades encerraram sob o embalo do samba "Somos fortes", hino do MDB Mulher composto por Noemi Marques e gravado por Isabela e Francesca Fogaça.



Presenças

O encontro comandado pela presidente do MDB Mulher-RS, Cris Lohmann - com a participação de mais de 300 mulheres entre as quais prefeitas, vices, vereadoras e pré-candidatas, contou com a força de lideranças expressivas do partido, entre os quais do presidente do Diretório Estadual, deputado Vilmar Zanchin, do vice-governador Gabriel Souza, do deputado federal Márcio Biolchi, dos deputados estaduais Edivilson Brum (líder da bancada), Patrícia Alba e Rafael Braga, dos secretários de Estado Beto Fantinel (Desenvolvimento Social), do vice-presidente do MDB-RS, ex-senador José Fogaça. Também marcaram presença os representantes dos núcleos de apoio Aiesa Pedroso (Diversidade), Fifo Parenti (Juventude) e Matione Sonego (Associação Prefeitos e Vices). Kátia Lôbo, presidente do MDB Mulher Nacional, os ex-governadores Germano Rigotto e José Ivo Sartori e a ex-deputada estadual Maria Helena Sartori participaram de forma virtual.

GALERIA DE FOTOS ⬇️
FOTOS
Anselmo Cunha
Anselmo Cunha
Anselmo Cunha
Anselmo Cunha
Anselmo Cunha
Anselmo Cunha
Anselmo Cunha
Anselmo Cunha
Anselmo Cunha
Anselmo Cunha
VER+
COMENTÁRIOS (0)
                
MDB Diretório Estadual RS. Rua dos Andradas, 1234 – Edifício Santa Cruz - Bloco B - 9º Andar - CEP 90020-008 - Porto Alegre/RS - Fone (51)3357.1500