(1) “Todo homem tem direito ao trabalho, à livre escolha do emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego. Todo homem, sem qualquer distição, tem direito a igual remuneração por igual trablaho. Todo homem que trabalh tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma exist6encia compatível com a dignidade humana e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social. Todo homem tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para a proteção de seus interesses” Artigo XXII, da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
(2) “Esperança e mudança: uma proposta de governo para o Brasil”, Revista do MDB, ano ii, nº 4, (setembro/outubro de 1982).
(3) Segundo Ulysses Guimarães, “A grandeza do homem é mais importante do que a grandeza do Estado, porque a felicidade do homem é a obra-prima do Estado. O Estado é o agente ;político da Nacão. Além disso e mais do que isso, a Nação é a língua, a tradição, a família, a religião, os costumes, a memória dos que morreram, a luta dos que vivem, a esperança dos que nascerão”. Ulysses Guimarães, “Navegar é preciso. Viver não é preciso”. discurso pronunciado na Convenção Nacional do MDB, em Brasília, no dia 22 de setembro de 1973.
Publique-se
Brasília, 15 de Abril de 1996.