Joel Vargas
Ao lado de Eduardo, o emedebista agradeceu pela vitória à militância da coligação
Gabriel Souza (MDB) é eleito vice-governador do Rio Grande do Sul. Juntos, ele e Eduardo Leite (PSDB), candidato a governador, conquistaram 3.687.126 votos, 57,12% dos válidos no segundo turno do processo eleitoral realizado neste domingo, 30 de outubro. A dupla concorreu pela coligação "Um só Rio Grande" (PSDB/CIDADANIA) / MDB / PSD / PODE / UNIÃO).
Ao ser confirmada a vitória nas urnas, o nosso vice-governador eleito declarou:
"Recebo esse resultado naturalmente com muita humildade. É o segundo cargo mais importante do Rio Grande do Sul e isso significa que teremos muito trabalho ai pela frente".
E complementou: "Vamos governar para todos os gaúchos e pacificar o Estado e, espero, que da mesma forma o Brasil seja pacificado. É muito emocionante o dia de hoje".
Filiado ao MDB desde os 16 anos - seu único partido -, Gabriel iniciou a trajetória política na militância estudantil e na presidência da Juventude. Hoje, aos 38 anos, o filho do seu Danton e da dona Cleci, esposo da Talise e pai da Dora, começa um novo desafio.
Com a experiência de exercer dois mandatos de deputado estadual, liderar o Governo Sartori na Assembleia Legislativa e presidir o Parlamento gaúcho, agora, ao lado de Eduardo, Gabriel dará seguimento ao projeto de desenvolvimento do RS e elevar o MDB novamente ao papel de protagonista das decisões que terão como foco fazer do RS um Estado maior e melhor.
O presidente do MDB-RS, prefeito Fábio Branco, também comentou a vitória. “O resultado deste domingo demonstra que o projeto em curso no Rio Grande do Sul, praticado pelos Governos Sartori e Leite, foi amplamente aprovado pela população gaúcha. Aponta também que o MDB, que iniciou esse processo de transformação, tomou a decisão correta ao proteger a continuidade desse ciclo de desenvolvimento. Agora, com serenidade, tranquilidade e equilíbrio, vamos trabalhar pelo progresso do Rio Grande e pela unidade do nosso partido”, pontuou o presidente.
Clique aqui para acessar Galeria de FotosInspiraçãoO vice-governador eleito Gabriel Souza traz em sua essência a tradição do MDB que governou quatro vezes o Rio Grande do Sul: Pedro Simon (1987-1990), Antonio Britto (1995-1999), Germano Rigotto (2003-2007) e José Ivo Sartori (2015-2019).
O exemplo destes quatro governos -. desbravadores, que investiram em infraestrutura, ampliaram a abrangência dos serviços prestados à população, atraíram investimentos e enfrentaram os problemas com coragem e responsabilidade, sempre com diálogo e união, serão a inspiração para Gabriel contribuir com o governador eleito Eduardo Leite na nova gestão.
PERFILMestre em Direito, pós-graduado em Gestão Pública e médico veterinário, Gabriel Souza, 38 anos, reside em Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Filho mais velho de Cleci e Danton, irmão de Carulina, é casado com a professora Talise e pai da Dora. Nas eleições de 2018, recebeu 52.953 votos, para o seu segundo mandato na Assembleia gaúcha, sendo o mais votado do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Foi presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 2021, com uma gestão baseada na democracia ativa e interativa e na retomada do RS pós-pandemia. Atualmente é o primeiro-secretário da Executiva Nacional do MDB e membro do conselho curador da Fundação Ulysses Guimarães (FUG).
Com uma vida partidária ativa desde a adolescência, foi líder estudantil, presidente da juventude do MDB/RS, presidente da juventude nacional da sigla e integrante do Conselho Nacional da Juventude. Também foi secretário de Planejamento de Tramandaí. Atualmente é o primeiro-secretário da Executiva Nacional do MDB e membro do conselho curador da Fundação Ulysses Guimarães (FUG).