Rio Grande do Sul
     
       
ELEIÇÕES | 2022
noticias
MDB Mulher oficializa apoio e se compromete a ajudar eleger Eduardo e Gabriel
19/10/2022 (Atualizado em 26/10/2022 | 15:08:00)
Joel Vargas
Núcleo entregou manifesto aos candidatos durante encontro suprapartidário
Com posse de 252 assinaturas de lideranças femininas do partido de todo o Rio Grande do Sul, entre as quais prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, presidentes municipais e candidatas em 2022, o MDB Mulher-RS entregou à coordenação da campanha nesta quarta-feira, 19 de outubro, durante o evento "Eu, tu e todas Por Um só Rio Grande" manifesto em prol à eleição de Eduardo Leite (PSDB) e Gabriel Souza (MDB) para o Governo do Estado. O encontro suprapartidário realizado no Comitê Central, em Porto Alegre, contou com a participação de aproximadamente 800 mulheres.

O documento foi entregue a Eduardo e a Gabriel pelas duas vice-presidentes do núcleo, Janis Loureiro e Márcia Scherer, pela prefeita de Cruz Alta, Paula Facco Librelotto, e pela vereadora da Capital Lourdes Sprenger. O movimento tem por objetivo expressar o apoio das mulheres do partido à campanha e mobilizar e comprometer às filiadas nesta reta final para assegurar a vitória no dia 30 de outubro, data do segundo turno destas eleições.

A decisão pelo lançamento do manifesto, bem como o seu respectivo conteúdo, foi aprovada em reunião da executiva do núcleo realizada no dia 12 de outubro, sob a liderança das duas vice-presidentes.

O documento editado faz referência ao papel desempenhado historicamente pelo núcleo ao longo dos 56 anos de fundação da legenda. "O MDB Mulher do Rio Grande do Sul sempre foi protagonista nas vitórias construídas coletivamente", diz o manifesto.

Também pontua a importância de os filiados seguirem a orientação definida pelo partido por meio do voto. "Defendemos as decisões partidárias manifestadas democraticamente em Convenção Estadual", registra o texto. O manifesto ainda firma apoio incondicional à coligação "Um só Rio Grande" e conclama às filiadas pelo engajamento absoluto.

Para finalizar, o documento reforça a importância de manutenção do atual projeto de desenvolvimento em curso no RS. "Entendemos ser absolutamente necessária a continuidade do projeto que iniciou com coragem no Governo Sartori, e foi sequenciado no Governo Eduardo Leite, de governabilidade com medidas de recuperação fiscal essenciais à retomada de investimentos e de políticas sociais".

O MDB Mulher está representado eleitoralmente no Rio Grande do Sul por 9 prefeitas, 12 vices, 232 vereadoras e uma deputada estadual. Já nestas eleições, as 20 candidatas à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados conquistaram 148 mil votos. No Estado são 104,111 mil filiadas.

Militantes guerreiras

Ao discursar às mulheres, o candidato a vice-governador Gabriel Souza deixou o seu recado de gratidão. “Nesta noite, as mulheres da nossa coligação e dos partidos apoiadores deram um show à parte. São essas militantes, guerreiras, lideranças que nos ajudaram a chegar até aqui”, disse o emedebista.

Gabriel também abordou a atenção especial que o projeto liderado pela coligação tem para com as causas femininas. “Eduardo e eu temos no centro da nossa campanha as políticas de gênero, com atenção especial às mulheres. No governo atual, criamos as Salas das Margaridas, ampliamos a Patrulha Maria da Penha, as políticas para a saúde da mulher. Mas ainda temos muito a fazer e vamos aprimorar cada uma destas ações”, pontuou.

Clique aqui para ler o manifesto

Clique aqui para acessar Galeria de Fotos
COMENTÁRIOS (0)**
                
MDB Diretório Estadual RS. Rua dos Andradas, 1234 – Edifício Santa Cruz - Bloco B - 9º Andar - CEP 90020-008 - Porto Alegre/RS - Fone (51)3357.1500