Neste dia nascia o Movimento Democrático Brasileiro, o MDB.
Vinte e quatro de março de 1966: uma data que marca a história do Brasil. Neste dia nascia o Movimento Democrático Brasileiro, o MDB.
A legenda surgiu da extinção dos partidos políticos e de sucessivas ações repressivas e arbitrárias da Ditadura Militar, regime instaurado pelo golpe de 1964 no País.
Criado por ato de força, o Ato Institucional nº 2 (AI-2), em 1966, o MDB de imediato recusou o papel subalterno determinado pelos militares.
De oposição “tolerada” se transformou num grande rebelde, canal de expressão dos desejos populares por democracia.
A Ditadura fechou sindicatos e instituições estudantis, liquidou com as liberdades individuais, fechou o Congresso Nacional, cassou, perseguiu e exilou líderes. Mas, mesmo diante da mais dura repressão, o MDB não se calou, pelo contrário, se tornou a voz do povo brasileiro.
Durante 21 anos o país viveu sob regime ditatorial, mas a atuação firme e corajosa do MDB/PMDB resultou na redemocratização do Brasil em 1985. O partido foi o protagonista da reconquista do direito ao voto e de todas as liberdades democráticas.
O partido foi o protagonista da reconquista do direito ao voto e de todas as liberdades democráticas.
A redemocratização foi um processo longo, difícil. A luta contra a Tortura, pela Anistia, pela Liberdade de Imprensa, pelas Diretas-Já e pela convocação da Assembleia Nacional Constituinte hoje faz parte de nossa essência. Em todas essas campanhas memoráveis a legenda esteve na linha de frente.
Em 1988 foi proclamada a nova Constituição brasileira, a chamada Constituição Cidadã, a mais democrática de nossa história, ainda hoje vigente.
A Constituição não foi obra perfeita, mas consagrou como direito a maior vontade do povo brasileiro naquele momento: a liberdade.